terça-feira, 22 de novembro de 2011

País dos Doutores e Engenheiros

Vivemos no país dos doutores e engenheiros.
Vivemos no país onde só os títulos interessam.
Vivemos no país do pretenciosísmo.

Não importa para nada se és competente ou uma completa "avantesma". Não importa se és honesto e esforçado. Não importa se és ladrão descarado, burlão, mentiroso, charlatão. Não importa. O que importa é o título. O que importa é o estatuto. O que importa é o cargo que exerces. Não importa se chegas-te lá por mérito, isso não. O que importa é quem deu o título, e ter cuidado porque quem tem poder para dar a "avantesmas" também pode tirar a trabalhadores esforçados e competentes, isso é poder. E é poder nas mãos de uma "avantesma".
Não importa se os doutores e engenheiros deste país com notas compradas, com estágios conseguidos porque têm a cunha do pai que conhece o Presidente da Câmara X, e que este lhe deve o favor de o ter apoiado na campanha e em algumas trafulhices, chegam a lugares de topo e levam o país à ruína porque só queriam encher os bolsos. Isso não importa.
Não importa que os doutores e engenheiros honestos e trabalhadores, aqueles que normalmente tratamos pelo nome, mas que trabalham por 500€ mensais porque não têm cunhas na Câmara X ou na Junta Y, e fazem o trabalho do Sr.Dr. A (que passa o dia coçar a micose) ou do Eng. B (que vive da sorna), mas que é pago com impostos do doutor/eng. tótó que é tratado pelo nome que os pais lhe deram. Isto também não importa.
Não importa que o fulano x ou y que por acaso é doutor ou engenheiro, mas é tratado pelo nome que consta do B.I. (contudo não é filho do Dr. A nem do Eng. B), esteja sempre com o lugar a prémio. Não importa que seja despedido com a desculpa da crise, do não há € para pagar, do temos de fazer reduções de pessoal, e cortar custos. Isto não importa nada.

O QUE REALMENTE IMPORTA É HAVER DOUTORES E ENGENHEIROS.

1 comentário:

  1. Infelizmente, a mentalidade Portuguesa, é mesmo assi
    ! Acho que com as medidas austeras que se impõem e que nos impõem ainda se vai sentir mais isso! Quero ver a massa produtiva daqui a uns tempos, como vai estar? É que doutores e engenheiros com emprego até os há, mas que realmente trabalhem... Aí já não sei não !

    ResponderEliminar