quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Relações e ralações das relações (post para me lembrar a sorte que tenho sempre que reclamo com o namorido)

Todos os dias, tanto em conversas com colegas de trabalho (mulheres), como com amigas, e até com clientes  também mulheres, vem à baila o assunto "os homens em casa não ajudam nada". Em todas as conversas há sempre aquelas mulheres que se queixam muito dos respectivos maridos/namorados ou o que seja. As queixas que mais ouço são:

- Ele não ajuda nada, não limpa, não cozinha, não trata das crianças, não acorda de noite porque os filhos estão doentes, não trata do gato, do cão, do periquito e etc.; 
- Está sempre a jogar playstation e só se levanta para comer e se tiver muita fome;
-Não reclama de nada mas também não ajuda.

...mas ultimamente há sempre alguém que tem outro tipo de queixas:

- Dar satisfações e justificações de tudo e mais alguma coisa, principalmente onde gastou x dinheiro. 
- Desconfianças da parte dele sempre que ela se atrasa 1 minuto;
- Desprezo pelo trabalho da mulher. Se limpou, arrumou, cozinhou, deu de comer às crianças, deu-lhes banho, deitou-as, tratou das coisas para o dia seguinte, deitou-se às quinhentas e levantou-se não sei quantas vezes porque o bebé chorou, e se às 6h da matina já está a pé outra vez porque é dia de trabalho e ainda à roupa para estender e outra para apanhar da corda antes de sair de casa, fez tudo porque é mulher e é sua obrigação. 

Ora, isto são idiotices para me deixar deveras abespinhada. Se há coisa que eu não suporto é machismo (nem feminismo, e todos os fundamentalismos sejam eles quais forem). Não suporto igualmente a ideia de o homem em casa ajuda. É pá, por favor! Se vivem na mesma casa, partilham uma vida então partilham tudo. Sejam tarefas domésticas, contas, gastos, compras, filhos. Partilham! não é obrigação de um ou de outro é dos dois. 
Depois há a confiança e, normalmente, aqui é que a porca torce o rabo. Não confiam onde se gastou o dinheiro, estão sempre a reparar se ela comprou uns sapatos, ou outra coisa qualquer, mesmo até para os filhos. Se os zeros na conta diminuem a culpa é delas. Este exemplo foi dos últimos que ouvi. Há também a confiança na fidelidade da companheira, e esta quando não existe pode transformar-se numa doença.

Agora, há o meu exemplo, sobre o qual eu já nem comento com ninguém pois parece que sou um ET ou então não acreditam. Sei que existem mais exemplos como o meu, porque os conheço, mas efectivamente são poucos quando comparados.
A pessoa com quem partilho a minha vida é o oposto de tudo o que acima relatei e, só para o caso de no meio de um dos nossos arrufos eu ferver em pouca água e ralhar com ele só porque não colocou a roupa suja no cesto e a deixou no bidé, vou nomear algumas das coisas que o namorido faz sem que seja preciso eu pedir (coisa que eu nunca faria, acho simplesmente inconcebível, mais depressa o mandaria dar uma valente volta):

- Faz o jantar todos os dias (chega mais cedo a casa que eu);
- Lava a loiça do jantar enquanto eu trato da roupa e preparo as coisas para o dia seguinte;
- De manhã prepara sempre o pequeno almoço para os dois enquanto eu tomo banho;
- Arruma a mesa do pequeno almoço e lava o que se sujar se ainda tiver tempo;
- Ao fim de semana limpezas. Ele começa numa ponta eu na outra. Devo referir que lava sempre a casa de banho que é só a coisa que eu mais detesto fazer;
- Acorda sempre bem disposto e respeita o meu mau humor matinal, não fala comigo e dá-me sempre um beijo quando o despertador toca;
- Não me troca por jogo nenhum de futebol, nem passa horas em frente à playstation enquanto eu trato de tarefas domésticas. Os jogos e tudo o resto é para as horas livres de tarefas, para quando não há nada para fazer, para relaxar porque também faz bem.
- Nunca me perguntou porque gastei x dinheiro nem onde. Se o fiz é porque precisava ou porque me apeteceu. Conhece-me e confia em mim o suficiente para saber que não iria gastar o que tanto me custa a ganhar mal gasto. O mesmo se passa comigo em relação a ele.
- Se há uma compra de valor maior seja para a casa ou para um fim pessoal falamos um com o outro sem dramas nenhuns e chegamos sempre a acordo se vale a pena ou não investimento;
- Nunca passa a roupa a ferro, odeia fazê-lo, mas também não liga se eu o faço ou não. Para ele "o calor do corpo passa", palavras dele.

Tudo o que fazemos é em família  Partilhamos a vida sem nos darmos conta. Para nós não faz sentido de outra forma, nem o conseguiríamos fazer de outra forma.
É verdade que não estamos sempre de acordo em tudo, também discutimos claro, mas resolvemos sempre. Confiamos e respeita-mo-nos muito. Quando isto deixar de acontecer cada um seguirá o seu caminho.

Para mim a base de uma relação está na confiança e no respeito mútuo, quando não existe há sempre alguém que se anula e vive infeliz. Há sempre alguém que "vai levando", como já ouvi. É infeliz e sofre.
É isto que eu não entendo. Como é que em pleno século XXI ainda há gente da minha geração que vive assim?  E até gerações mais novas. Não percebo.









2 comentários:

  1. Há pessoas que se acomodam. Eu só tenho um defeito a apontar ao meu marido: dorme demasiado profundamente e ressona horrivelmente. Mas compensa-me em outras coisas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O namorido também tem um sono terrivelmente pesado e acho que quando tivermos filhos ele nunca vai acordar a não ser que eu o acorde. Não acho que seja um defeito, considero uma característica. Não há pessoas perfeitas, e ainda bem :).

      Eliminar