sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Saudades de Janeiro e Janeiras

Hoje é Dia de Reis e tempo de Janeiras.

Lembro-me com saudade dos tempos em que, no dia de hoje, andávamos na escola com uma coroa de Reis feita por nós. Normalmente neste dia estava um frio terrível, e se não chovesse é porque estava a nevar. Nós chovesse ou nevasse íamos para a rua brincar de coroas na cabeça.

Mais saudades tenho de chegar a casa depois da escola e, tal como todos os anos, a minha doce avó contava-me a história dos Reis Magos, sempre sentadas à lareira com o meu avô ao lado a assar chouriço para mim (ai o que adorava o chouriço a pingar na broa de milho...).

Do dia 1 ao dia 6 cantavam-se as Janeiras. E na minha aldeia cantar as Janeiras era quase tão bom como a semana do Natal.
Comecei a participar nas Janeiras adolescente e fi-lo até aos 20 anos. Se ainda lá vivesse provavelmente teria andado toda a semana a cantar, a rir, a comer enchidos. Divertiamo-nos muito, apesar do frio pois só se cantam as Janeiras de noite.

Recordo tudo isto com muita saudade, uma saudade que não é normal invadir-me.

Sem comentários:

Enviar um comentário