terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A má criação.

Isto é coisa para me deixar fora de mim, e ontem assisti a uma cena surreal.

Entramos num elevador do Centro Comercial, e quando vou carregar no botão para seleccionar o piso de destino deparo-me com uma menina que devia ter uns 10 anos carregar insistentemente num botão, e de tal forma, que de punho fechado já batia no dito. Ficamos perplexos durante uns segundos a olhar para a criança e às tantas o E. diz-lhe que não é preciso bater no botão porque não chega lá mais depressa. Ela toda senhora do seu nariz ainda responde torto, aos berros e continua à pancada ao elevador e a barafustar. Ao lado estava uma senhora que devia ser familiar, porque lhe pediu para parar e ficou tão vermelha de vergonha que se tivesse um buraco escondia-se.
Antes de sair virei-me para a menina e disse-lhe " a educação que te dão também deve ser ao murro, porque só assim se explica a tua atitude". Ela lá ficou a berrar enquanto elevador subia.

A minha mãe sempre me disse "os filhos são o espelho dos pais" para justificar as reprimendas que me dava. Eu agora percebo e assino por baixo.
Aquela criança é mal educada e causa mau estar a quem com ela convive. Sinceramente causa-me repulsa e apetece-me afastar-me o mais possível, e ainda é uma criança, agora imaginemos quando for adulta. A culpa aqui é dos pais, ou de quem a educa (não sei se vive com os pais ou não).
Isto só acontece porque quem lhe dá educação não o sabe fazer, e provavelmente também não tem. Agora não se pode castigar, nem repreender as criancinhas porque ficam traumatizadas. Não sou adepta de pancada, mas uma palmada no rabo na hora certa nunca fez mal a ninguém. Raramente se justifica e normalmente chega um castigo bem aplicado.
Não tenho filhos, é verdade, e por isso muitos dirão que não sei do que estou a falar. Mas tenho sobrinhos com quem convivo quase diariamente, e a educação que lhes dão é exemplar. Acho que se levaram duas palmadas na vida foi muito, não ficaram traumatizadas, são felizes e são das crianças mais bem educadas que conheço. Os pais nunca passaram este tipo de vergonhas e não precisam de se preocupar em deixar as crianças com os tios ou avós porque confiam no seu comportamento. Aqui na empresa os filhos dos colegas são educados e felizes tal como os meus sobrinhos. Toda a gente gosta das crianças, e admira os pais pela educação que vem de casa.

Tal como a educação a má criação vem de casa. Infelizmente parece moda.


1 comentário:

  1. Não querendo desvalorizar a sua opiniao, que tambem em parte concordo, às vezes é preciso perceber o porque destes comportamentos....Uma grande parte são sim por falta de educação, mas outras vezes não (daqui a uns dias irá perceber do que falo, se for seguidora do meu blogue - organizatequebemprecisas.blogspot.com

    ResponderEliminar